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Entenda a importância do corretor no controle do transporte de cargas

06.12.2017

Por Flademir Lausino de Almeida é sócio diretor da AT&M

Segundo a Confederação Nacional de Transportes (CNT), a maior parte da matriz do transporte de cargas do Brasil, cerca de 60%, concentra-se no rodoviário. Dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) comprovam que o nosso país possui mais de 70 mil empresas de transporte, responsáveis pela movimentação total dos produtos para o abastecimento de mercadorias aos consumidores, comércios e indústrias. E infelizmente, o roubo de cargas vem aumentando a cada ano.A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) afirma que de 2011 a 2016, o número de roubos de carga registrados no Brasil subiu 86%, passando de 22 mil casos por ano. Em 2016, os prejuízos com o roubo de cargas chegaram ao valor recorde de mais de R$ 1,4 bilhão, quase o dobro dos R$ 761 milhões registrados em 2011.

 

Para controlar e evitar prejuízos, em todo o território nacional, as movimentações de cargas devem ter um seguro em casos de roubos e acidentes, sendo obrigatório o seguro de responsabilidade civil.

 

Neste cenário, o corretor de seguros torna-se um profissional cada vez mais importante no dia a dia em relação ao controle desses processos às transportadoras. Entre várias funções que possui, uma delas é manter as empresas transportadoras informadas no cumprimento dos itens acordados em suas apólices, sobre o destino logístico  de suas cargas, tipos de materiais transportados, localidade, valor da mercadoria e principalmente na agilidade caso ocorra algum tipo de acidente ou roubo da carga. 

 

Hoje, com o avanço da tecnologia, o sistema de Averbação Eletrônica do Transporte de Cargas oferece todas essas informações para que a função do corretor se torne ainda mais ágil e atuante nos segmentos de transporte e logística.  Averbação Eletrônica oferece a coleta de todas essas informações. Além disso, analisa se os dados da carga estão coerentes com a apólice do seguro do cliente e transmite essa informação para a companhia de seguro e corretor. Tudo é registrado de forma online, todas as informações ficam armazenadas em um sistema por mais de um ano. A transportadora quando emite o documento de Conhecimento de Transporte, isso é registrado no sistema da Secretaria da Fazenda (SEFAZ) de cada estado. 

 

Desta forma, o SEFAZ responde positivamente através de um protocolo que significa a liberação fiscal da mercadoria em relação aos impostos. Para que a carga fique devidamente coberta pelo seguro, o segurado disponibiliza as informações do conhecimento de transporte para o sistema de Averbação Eletrônica do Transporte de  Cargas, que checa contra os dados da apólice cadastrado em seu sistema. Tudo isso é checado em frações de segundos pelos diversos sistemas da empresa, para que, caso ocorra algum sinistro, a carga esteja devidamente assegurada e a transportadora / embarcador possa receber o seguro devido.

 

Artigo desenvolvido por FlademirLausino de Almeida, sócio diretor da AT&M (ww2.atmtec.com.br), empresa líder no mercado de averbação eletrônica de transporte de cargas, responsável pela emissão e controle de mais 23 milhões de documentos de seguros possibilitando a troca de informações entre transportadoras, corretores e seguradoras (email:flademir@atmtec.com.br).

 

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