AT&M Tecnologia
Home » Notícias » Inovação tecnológica impulsiona novas formas de fazer logística e transporte  

Inovação tecnológica impulsiona novas formas de fazer logística e transporte  


Publicado em: 22 de maio de 2019

Com um público de 300 pessoas, entre empresas embarcadoras e transportadoras, a 4ª edição do evento Frotas Conectadas, que aconteceu no Espaço Investe São Paulo, em São Paulo, foi encerrado ontem (22.05), com a apresentação de projetos de inovação e tecnologia e sua importância no transporte de cargas e pessoas. O encontro  teve abertura solene de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Confederação Nacional do Transporte (CNT) e da ABOL (Associação Brasileira de Operadores Logísticos).

A secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Patrícia Ellen, mencionou que o estado está em uma retomada de crescimento, no qual o setor automotivo representa 50% da produção nacional. “Temos como missão, tornar São Paulo, da quarta revolução industrial e vamos trabalhar para a revitalização do polo automotivo de São Bernardo que deverá se transformar no melhor do mundo.

Na opinião do diretor presidente da ABOL, Carlos Cesar Meireles Vieira Filho, o atraso do setor, que por muito tempo represava ações, freava investimentos, inibia avanços, marcado pelo anacronismo de posições corporativistas e por uma legislação antiquada, de décadas no país, terminava por tentar frear o desenvolvimento da atividade, o deslanchar da multimodalidade e de plataformas logísticas disruptivas e inteligentes, que hoje, resistentes e resilientes, reproduzem-se irreversivelmente em todo mundo e que, com iniciativas como o Frotas Conectadas e seus cases de sucesso, vêm, felizmente, mostrando uma outra era em formação no Brasil.

 

CASES LOGÍSTICA E TRANSPORTE

No painel “A Transportadora Digital e os Novos Modelos de Negócios para o Setor”, Janaina Araujo diretora da TORA Transportes, apresentou como a empresa tem utilizado a tecnologia para atender melhor seus clientes, com menos riscos, redução de custos e agilidade. “A indústria envia a informação da carga, a nossa empresa localiza o melhor veiculo e perfil do motorista para atender a demanda, tudo feito com base em nossos sistemas. Depois a plataforma autoriza a geração de documentos fiscais e a central autoriza o inicio da viagem de um caminhão em qualquer lugar do país, com acompanhamento e monitoramento da carga em tempo real. Por meio do aplicativo, o embarcador recebe a informação que a carga foi entregue e o cliente consegue fazer a contratação do transporte pelo aplicativo também.

Janaína Araújo também explicou que em relação ao motorista é possível saber a aceleração do caminhão, consumo de combustível. O profissional que apresentar a melhor dirigibilidade é “premiado”. Além disso, o projeto tecnologia implantado pela Tora consegue checar com o grau de fadiga do motorista através de um sensor conectado com a central. A empresa também fez um mapeamento eletrônico de suas principais rotas que avisa sobre curva perigosa, lombada e trechos em péssimas condições, que ajudam na proteção da carga e também do motorista.

O CFO Gregóire Baslasko da Logg Entregas Expressas, com base na palestra “As Frotas que Vão Transformar o Last Mile e o e-Commerce Brasileiro”, mostrou como a empresa realiza entregas (com até 3 kg) no Brasil em até duas horas. “Misturamos economia compartilhada com operação própria e contamos com a parceria de motoristas autônomos, motoboys, caminhoneiros, instalações próprias e, cross docking. Além disso, criamos rotas e distribuímos nossas encomendas com apoio do setor aéreo e cargueiros fortalecendo o conceito da multimodalidade em nossas ações”, explicou Gregóire Baslasko.

Sobre o transporte de pessoas nas grandes cidades, Paula Nader, Co-founder and Head of Marketing Brazil at Grow Mobility, durante o painel “A Nova Micro-Mobilidade de Cargas e Pessoas “, explicou que veículos  mais ágeis e menos poluentes, assim como patinetes, bikes elétricas e scooters terão uma demanda cada vez maior no mundo e também no Brasil. “Em São Paulo, já temos mais de 1.600 pontos com esses tipos de veículos disponíveis para as pessoas, assim como na Avenida Paulista, Marginais, Avenida João Dias e outros parceiros do comércio oferecendo um HUB de mobilidade”.

o  Gabriel Arcon, CEO e Co-Founder da E-Moving Mobilidade Urbana lembrou que em nosso País, está crescendo a demanda por aluguel de bikes elétricas que podem levar uma pessoa a qualquer lugar, sem suor, emissão de CO2, ainda de forma mais rápida e  fugindo do transito. “Em um trajeto de 20 km, a bike leva 20 minutos, sendo que o carro, em São Paulo, pode demorar até três horas, em horário de pico. “ A pessoa interessada gasta até 200 reais por mês, e não tem preocupação com aluguel, seguro e manutenção. O executivo lembra que a consultoria E-Bike informou que na região da Faria Lima, o uso de bikes elétricas teve um aumento de 9% este ano na comparação com o ano de 2015.

Sobre as novas soluções  para pagamentos no setor das LogFinTechs, Patrick Gasnier fundador da Delivery Pay, citou um estudo que fez “Logística e Meios de Pagamentos”, com base no case Last Mile. “Um  entregador de encomendas não precisará voltar no seu cliente final para devolver a máquina de cartão de crédito, visto que o seu próprio sistema atenderá vários tipos de clientes com atuações em setores diferentes, eliminando uma etapa nessa logística de entrega.

O evento Frotas Conectadas é organizado pela OTM Editora – que tem em seu portfólio as revistas Transporte Moderno e Technibus, e pelo TruckPad, aplicativo que conecta o caminhoneiro à carga – com curadoria técnica da Lunica Consultoria, da Netz Engenharia

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

AT&M Tecnologia - Todos os direitos reservados 2018

Desenvolvido por Slidez Integração Digital