AT&M Tecnologia
Home » Notícias » 75% das empresas acreditam que o investimento em transportes impulsiona o negócio

75% das empresas acreditam que o investimento em transportes impulsiona o negócio


Publicado em: 21 de novembro de 2018

Segundo a pesquisa global “The logistics transport evolution: the road ahead” (“A evolução do transporte logístico: a estrada à frente”, em português) da DHL Supply Chain cada vez mais, em todos os setores e regiões, as empresas enxergam o transporte terrestre como mais do que uma simples commodity tática, sendo que 71% já o consideram como um componente estratégico de seus negócios. As empresas concordam que há uma correlação direta entre o transporte terrestre e o desempenho nos negócios.Com base nos dados coletados pela Lieberman Research Worldwide LLC (LRW) para identificar os fatores que estão impactando a logística via transporte terrestre e como a indústria está se adaptando à nova fronteira de soluções disponíveis revelou que 75% das empresas acreditam que o investimento em transportes pode influenciar diretamente no crescimento dos negócios.

Segundo Javier Bilbao, líder global de Transportes e CEO América Latina da DHL Supply Chain, o transporte é um aspecto crítico do ambiente mundial de negócios. “Esses resultados indicam que empresas de todos os setores e mercados estão começando a reconhecer também seu valor estratégico. Mudanças globais no ambiente de negócios foram identificadas como revolucionárias para o cenário do transporte terrestre. Em particular, o crescimento exponencial do comércio eletrônico e suas implicações no atendimento foi um fator identificado por 65% das empresas como causador de impactos significativos em suas cadeias de suprimento, a serem sentidos ao longo dos próximos um a dois anos.

TECNOLOGIA É ESSENCIAL – “De acordo com as descobertas da nossa pesquisa de digitalização, a tecnologia será fundamental para atravessarmos essa nova era do transporte terrestre”, diz Bilbao. Ele ressalta que a capacidade da IA (Inteligência Artificial) e das soluções analíticas de dados de gerenciar o perfil do pedido e os padrões de envio dos modelos operacionais cada vez mais complexos mostram que esses recursos passaram a ser vistos como serviços essenciais.

O executivo explica que o processo de inovação em transportes no Brasil está em estágios iniciais, mas já apresenta iniciativas concretas e com impactos significativos em termos de ganho de eficiência. “Vemos que o mercado vem se movimentando na busca de sistemas e tecnologias que fazem uso de big data, digitalização de processos e machine learning na área de transportes. Na DHL, inclusive, estamos avançando constantemente no uso e implementação diária destas ferramentas em nossos processos, além de já trabalharmos com equipamentos semi-autônomos e uso de realidade aumentada para treinamentos.”

Embora essa mudança na dinâmica do setor esteja sendo observada em todas as regiões, nota-se certa variação também em função da maturidade do mercado e das demandas impostas às transportadoras por suas bases de consumidores. Na América Latina, por exemplo, a consideração prioritária na escolha de um fornecedor de transportes terrestres é a entrega dentro do prazo, enquanto na Europa, onde o mercado é mais maduro, a otimização de redes é o foco principal das transportadoras.

No Brasil, o cenário é bastante semelhante, mas traz algumas peculiaridades. “Devido às suas dimensões continentais e diversidade climática por região, o Brasil apresenta grandes desafios no setor de transporte, dentre eles falta de segurança e infraestrutura adequada à demanda atual, rotas muito longas e, em alguns casos, a necessidade de monitoramento e controle de temperatura dos produtos”, diz diretor de Transportes da DHL Supply Chain Brasil, Fábio Miquellin. Ele também aponta fatores como a complexidade do sistema tributário e a grande concentração de empresas/industrias na região Sudeste do país como elementos que fazem crescer a necessidade por soluções competitivas e inovadoras.

Mais detalhes da pesquisa acesse aqui


Uma resposta para “75% das empresas acreditam que o investimento em transportes impulsiona o negócio”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

AT&M Tecnologia - Todos os direitos reservados 2018

Desenvolvido por Slidez Integração Digital