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Abastecimento: tecnologia unifica dados de produtos da indústria e varejo


Publicado em: 13 de agosto de 2019

Os setores da indústria e varejo já podem contar um sistema de compartilhamento de informações de produtos criado com o objetivo melhorar a eficiência de toda a cadeia de abastecimento, iniciativa idealizada pela Associação Brasileira de Automação – GS1 Brasil e a Associação Paulista de Supermercados (Apas).

A tecnologia permitirá o registro desde a fotografia das embalagens até a qualificação total das informações dos produtos, tudo disponibilizado em uma plataforma que pode ser acessada a partir de qualquer dispositivo.

Hoje, as descrições da nota fiscal de um fabricante não conferem com as do varejista, o que gera perda de produto, pois a nota não é computada”, explica João Carlos de Oliveira, presidente da GS1 Brasil. A plataforma visa padronizar as informações de cada produto seguindo uma norma de qualificação de dados.

 

Como funciona?

Uma nova empresa, que deve iniciar suas operações em setembro, será responsável por oferecer a plataforma unificada de dados, e a prestação de serviços à cadeia de abastecimento conta com o apoio do Laboratório de Serviço de Qualidade de Dados de São Paulo, que utiliza equipamentos avançados de medição, pesagem e qualificação de dados de produtos para atender aos mais diversos setores da indústria.

Os atributos de cada produto cadastrado na plataforma são definidos pela própria indústria.A partir daí, o banco de dados é compartilhado com distribuidores, atacadistas e varejistas. Assim, evita-se duplicidade de cadastros, como acontece hoje entre a indústria e os estabelecimentos comerciais

“Queremos ser um concentrador de todos esses dados, de forma que todo mundo que queira informação sobre aquele produto não vai ter dúvida na hora que recorrer a esse cadastro único”, destaca o superintendente da Apas, Carlos Correa.

 

Pesquisa – Vendas e Entregas

O estudo Tendências de Empresas, realizado pela GS1 Brasil em parceria com a H2R Pesquisas, revela que a qualidade dos dados de produtos fornecidos entre parceiros comerciais tem impacto direto na agilidade das vendas e entregas e na redução de custos operacionais.

Por exemplo, 26% das empresas entrevistadas no estudo afirmaram já ter tido problemas de atraso na entrega para o distribuidor ou o varejo decorrente da inconsistência nos dados de produtos. Outros 25% afirmaram já ter encontrado divergência entre pedido e nota fiscal, que pode acarretar problemas de logística, como entregas frustradas e retorno dos pedidos.

 

Evite perdas no abastecimento

De acordo com um estudo feito em parceria entre a Ernst & Young e a Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe), em 2018 falhas operacionais foram responsáveis por 19% das perdas no varejo. Segundo a consultoria, elas poderiam ser minimizadas com técnicas de monitoramento.

 


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