AT&M Tecnologia
Home » Notícias » Averbação da carga: baixe o Guia de Boas Práticas do Seguro de Transportes

Averbação da carga: baixe o Guia de Boas Práticas do Seguro de Transportes


Publicado em: 1 de agosto de 2019

“Sem a  averbação da carga, o país para”, assim como ocorreu durante a greve dos caminhoneiros em maio de 2018.  Você que trabalha com gerenciamento de riscos no setor de transporte de cargas, sabe que essa expressão não é um exagero.

As averbações de cargas que não são realizadas de forma correta, com qualidade e segurança, o resultado será prejuízo operacional com a logística, ou seja, caminhões podem ser proibidos de trafegar pelos órgãos fiscalizadores, prazos junto aos clientes deixarão de ser cumpridos e caso ocorram acidentes ou roubos das mercadorias, a carga de um determinado transporte que não foi averbada não estará devidamente assegurada, podendo obter até mesmo uma recusa no processo de sinistro.

Baixe o Guia de Boas Práticas do Seguro de Transportes

Portanto, o seguro de transportes se tornou algo essencial para proteção de mercadorias e cargas. Para reforçar a importância do segmento, a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg)  lançou um Guia de Boas Práticas do Seguro de Transportes.

Entre os diversos tópicos abordados, o Guia apresenta as modalidades do Seguro de Transportes, os tipos de apólices, os fatores que influenciam na análise de riscos, informações sobre sinistros e certificação digital.

Além disso, menciona sobre as novas regulações aprovadas pela SUSEP e pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Entre elas, a nova versão do MDF-e (Manifesto de Documentos Fiscais – Eletrônico), que estabeleceu a obrigatoriedade do número da apólice e da averbação na liberação da viagem.

Esses documentos devem ser emitidos em sequência numérica, mediante a transmissão do arquivo do Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e). Você pode baixar gratuitamente aqui: https://lnkd.in/gHbmikX

Agilidade na averbação da carga 

Hoje, uma transportadora ou embarcador quando realiza a integração do seu sistema de emissão de documentos (TMS) ao sistema de averbação AT&M, é possível obter altos níveis de serviços e agilidade, com retorno de sua averbação em tempo médio de 0,01 segundo.

“ Hoje, entregamos mais de 20 soluções para gestão de todo o processo de seguro de transportes e nossos servidores estão alocados em um dos maiores data centers do mundo ( Equinix), o que proporciona disponibilidade de 99.9% com altos níveis de segurança, destaca Lucas Aguiar, CEO da AT&M.

 

Quase 30 anos de inovação para averbação da carga 

Em 1994, o processo de averbação da carga no Brasil era feito manualmente. As pessoas faziam o cálculo das cargas para o seguro, separando por origem e destino e enviavam cópias das guias de transportes para as seguradoras calcular o valor dos prêmios dos seguros.

Com base nisso, os fundadores da AT&M Flademir Lausino de Almeida e Vagner Toledo criaram uma tecnologia inédita e pioneira em 1996, considerada uma revolução no setor.

Com o objetivo de absorver complexidades e entregar facilidades para os seus clientes, esses desafios também trouxeram conquistas e crescimento para a AT&M.

Hoje, com 26 anos de mercado, atende mais de 800 corretores, 95% das seguradoras, mais de 400 Sistemas de emissão (TMS) integradas e com mais de 20 mil pontos de sistemas instalados para embarcadores e transportadoras, todos do segmento de logística e seguro do transporte de cargas em todos o país.

É responsável pelo tráfego de mais 100 milhões de documentos, entre seguradoras, transportadoras e embarcadores.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

AT&M Tecnologia - Todos os direitos reservados 2018

Desenvolvido por Slidez Integração Digital