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Cabotagem e transporte aquaviário crescem 25% no Brasil


Publicado em: 18 de março de 2020

Segundo estudo da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), a  tonelagem de cargas transportada em linhas de cabotagem no Brasil, no primeiro de 2019 cresceu 24,7%, em relação ao mesmo período do ano anterior. Essa modalidade de transporte por vias aquaviárias é mais segura, baixo consumo energético, menos poluente ao meio ambiente e possui alta capacidade de armazenamento e transporte de cargas de uma vez. Fatores como clima e uma extensa costa, de aproximadamente oito mil quilômetros, a influenciam favoravelmente.

Alguns dados, do último Anuário dos Transportes, divulgado pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), corroboram e ajudam a explicar o resultado do estudo da Antaq.A movimentação em portos cresceu 3% de 2017 para 2018.Cerca de 1,12 bilhão de toneladas foram transportadas nas instalações portuárias brasileiras em 2018. O maior aumento aconteceu na movimentação de carga geral solta (5,8%), seguido de carga conteinerizada (5,6%). Granel sólido subiu 2,7% e granel líquido e gasoso, 2,2%.

 

Governo avalia incentivos para a cabotagem e transporte aquaviário

O Ministério da Infraestrutura está avaliando o envio de uma proposta à Câmara e ao Senado para o fomento do transporte marítimo no país, internamente o projeto é chamado “BR do mar”. A proposta visa aumentar a competitividade e impulsionar o transporte marítimo no Brasil como alternativa ao rodoviário. O projeto tem como linha central a desburocratização do setor e a busca por reduções de impostos de combustível e desoneração da importação de embarcações.

O projeto está sendo avaliado pelo ministro Tarcísio Gomes, que considera o assunto urgente e, junto à uma comissão do Congresso, estuda se é mais viável ser enviado em formato de Medida Provisória ou em Projeto de Lei. Com essas mudanças aprovadas, empresas do setor apostam em um crescimento de até 30% ao ano. Matéria desenvolvida com informações do Portal Mundo Logística.


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