AT&M Tecnologia
Home » Notícias » Cases de sucesso da Logística

Cases de sucesso da Logística


Publicado em: 18 de março de 2019

A XXII Conferência Nacional de Logística (CNL), com organização da Associação Brasileira de Logística (Abralog), terá como tema geral “A revolução tecnológica na logística e o novo momento econômico brasileiro”. A CNL acontece de 19 a 21 de março de 2019, no São Paulo Expo, na capital paulista, durante a 25ª Intermodal South America. Já estão confirmadas a presença de importantes executivos de empresas brasileiras. Veja abaixo alguns exemplos.

 

CARREFOUR

A importância da rastreabilidade dos produtos alimentícios como diferencial competitivo é o case de sucesso do Carrefour, que terá o diretor Marcelo Lopes, no dia 20 de março, às 16h15. Segundo Marcelo Lopes, o Carrefour é pioneiro em rastreabilidade de alimentos, desde 2017, quando os primeiros projetos foram criados. “ Vou apresentar alguns cases que já possuem resultados e que estão agregando valor a toda cadeia de abastecimento (produtor-distribuidor-consumidor). A garantia de qualidade desde a origem gera confiança na relação com os consumidores, além de empoderá-los com todas as informações relevantes para o consumo”, completa. Essas iniciativas do Carrefour têm a finalidade de rastrear produtos por meio da tecnologia Blockchain, que integra toda a cadeia de fornecedores e clientes, construindo um banco de dados que pode compartilhar todas as transações que ocorrem nos estabelecimentos de forma segura. Assim, é possível informar o consumidor a respeito da procedência dos alimentos, com detalhes das etapas de produção e distribuição na prateleira do varejo, a partir da leitura de u QR Code afixado na embalagem do produto.

 

ALIANÇA E NAVEGAÇÃO

No dia 21 de março, às 16h15, durante a XX Conferência Nacional de Logística (CNL), organizada pela Abralog, Marcus Voloch, Diretor de Cabotagem e Mercosul da Aliança Navegação e Logística, ressaltará qual a importância da multimodalidade para os negócios da cabotagem.

Para Marcus Voloch, a cabotagem não vive sem a multimodalidade com uma infraestrutura organizada e sólida. “Trabalhamos com uma infraestrutura completa, pois, 70% da nossa carga transportada é “porta à porta”. O navio é apenas um exemplo de transporte para trajetos mais específicos, em relação a todo o nosso conceito logístico que envolve caminhão, terminal, trem, entre outros. O executivo afirma que durante sua palestra, vai ressaltar que a Cabotagem não é só navio e sim multimodal.

 

PÃO DE AÇÚCAR

No dia 20 de março, às 17 horas, Danilo Vilar Teixeira, Gerente de Melhoria Contínua Operações do Grupo Pão de Açúcar – Unidade de Negócio Multivarejo –Supply Chain, durante o quadro “Modelo Multivarejo de Excelência Operacional em Centrais de Distribuição”, apresentará resultados significativos na melhoria de processos, redução de custos e gestão de pessoas conquistados nos últimos dois anos, com base na filosofia Lean (focada na redução de desperdícios na super produção, tempo de espera, transporte, excesso de processamento, inventário, movimento e defeitos). Para o executivo Danilo Vilar Teixeira, a empresa tem conquistado excelentes resultados em relação à produtividade, melhoria no ambiente de trabalho, organização dos materiais, conscientização dos trabalhadores sobre a cultura de um ambiente mais seguro e produtivo. “Já estamos há dois anos trabalhando para a melhoria dos nossos processos técnicos e cultural em nosso maior centro de distribuição localizado em Osasco (SP) e vamos replicar essa metodologia para todos os nossos CDs. Durante a CNL vamos apresentar os resultados que já foram analisados e mensurados.

 

MAGAZINE LUIZA

Ricardo Ruiz Rodrigues, Head de Projetos de Automação Logística e Diretor de Supply Chain da AGR Consultores apresentará a palestra “Transformação omni-canal nas operações de varejo: aprendizados recentes”. Com vasta experiência no mercado de logística, o executivo vem ressaltando a importância do uso de novas tecnologias, que destaca ele, só funcionam com o alinhamento de processos, treinamento de pessoas e mapeamento das necessidades.

Segundo ele, os avanços técnicos precisam acontecer em todos os setores e precisa ter um “peso” em momentos de decisão da empresa. É um caminho sem volta. “Na busca por avanços tecnológicos, é preciso entender qual o impacto que vai gerar para seus clientes, colaboradores e fornecedores? Se o problema está em processos, é preciso adequá-los para que a entrada de uma nova tecnologia no ambiente de trabalho seja aproveitada. Funcionários precisam entender, receber treinamentos e entender a importância disso. A inteligência artificial jamais substituirá a ação humana, mas pode aperfeiçoar processos e livrar as gerações futuras que já nasceram no período de transformação digital.

Ricardo Ruiz Rodrigues conclui com a afirmação: será que as gerações já acostumadas com a internet e suas facilidades vão aceitar trabalhos totalmente manuais e repetitivos? As empresas precisam investir e integrar seus colaboradores e no futuro essa necessidade aumentará ainda mais.Com base nisso, o executivo citará bons exemplos de avanços tecnológicos das empresas Magazine, LuizaAmazon, Zappos, Zalando, Loews e Cado.

 

LABORATÓRIO SANOFI

Renato Machado, gerente de transporte do laboratório Sanofi, comenta que em parceria com o Grupo Elfa, distribuidora de medicamentos na Paraíba, e com o apoio da tecnologia SMX System, foi possível realizar a primeira entrega de medicamento via drone para um consumidor final com problemas no joelho, localizado na cidade de Cabedelo, região metropolitana de João Pessoa (PB). O executivo relata que essa entrega teve a autorização da Anac e outros órgãos fiscalizadores, com emissão de nota fiscal, produto transportado e entregue com o máximo de segurança possível. “Essa ação foi apenas um teste de um projeto piloto que está em análise e representantes destas três empresas estão em discussão com o governo e agências reguladoras para que esse tipo de transporte via drone possa atender também comunidades em localidades distantes, a exemplo de Paris (França) e Los Angeles (EUA), cidades que têm empresas iniciando a distribuição de medicamentos com drones em áreas urbanas, pois, em casos urgentes o custo fica menor em relação à utilização de helicópteros e aviões.

Igor Spreafico, diretor de Operações do Grupo Elfa, ressalta que a intenção no futuro é ter um modal de entrega de medicamentos com um custo menor em relação ao rodoviário. “Estamos trabalhando com os órgãos fiscalizadores que já aprovaram o nosso primeiro projeto via drone para a entrega de medicamento e que deve aprovar futuramente a licença final nos próximos meses. Vamos trabalhar para que isso seja aprovado no Brasil”.

 

FERROVIAS

Mostrar que a ‘logística brasileira não pode prescindir da ferrovia” será a missão de Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (ABIFER), no dia 21 de março, às 17 hoRas, durante a  XXII Conferência Nacional de Logística (CNL) organizada pela Abralog. O presidente Vicente Abate comentará sobre a falta de extensão da malha ferroviária, dificuldades dos portos, importância de linhas menores de ferrovias para a interligação do sistema. Ele comenta que os investimentos das concessionárias foram superiores a R$ 90 bilhões nos últimos vinte anos, até porque as ferrovias foram recebidas totalmente deterioradas pela falta de investimentos públicos nas décadas de 80 e 90. “Proponho agora é uma inflexão na curva descendente dos investimentos de R$ 25 bilhões nos próximos cinco anos. São investimentos imediatos, conservadores, mas ao mesmo tempo vao contribuir para o aumento da capacidade de transporte, a revitalização da malha existente (inclusive com a retomada de ramais inativos), a melhoria no atendimento aos usuários, a geração de empregos nas indústrias ferroviária e da construção civil, além de outros pontos.

PROJETOS PARA EXPANSÃO – Já existe revisão de construção de ferrovias estratégicas como uma parte da FICO – Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (483 km entre Água Boa/MT e Mara Rosa/GO) e o Ferroanel de São Paulo, obra emblemática aguardada há mais de 30 anos. A Ferrovia Norte-Sul, com extensão de 1.537 km, parte de um corredor de aproximadamente 3.700 km em mesma bitola, que ligará o porto de São Luís/MA ao porto de Santos/SP. Os outros dois, a Ferrogrão e a FIOL – Ferrovia de Integração Oeste-Leste, completam estes projetos. Estamos falando de agregar à malha atual três mil quilômetros de ferrovias modernas. Portanto, faz-se necessário e urgente que as autoridades competentes destravem estes processos, sob pena de o desenvolvimento de nosso País ficar definitivamente comprometido

VAREJO

Sílvio Laban é um dos mais completos especialistas do varejo brasileiro. Ele vai mostrar em sua palestra na XXII CNL, a revolução digital em curso no setor.“A internet já é uma realidade e o empreendedor tem de se adaptar à tecnologia”, diz ele, que é coordenador-executivo de Marketing do Insper.  “Muitos empresários e varejistas têm feito bons negócios na internet, representando até 25% de sua receita total”, afirma.Engenheiro pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Sílvio Laban teve sua trajetória feita entre grandes empresas, como Accenture, Carrefour, Grupo Pão de Açúcar e Wal Mart, tendo ocupado cargos de direção em diversas áreas.

 

A CNL terá grade de palestras construída a partir de três pilares – intralogística, tecnologia e transporte. A Intermodal é a principal feira de logística, transporte de cargas e comércio exterior da América do Sul.Os temas abordados na XX CNL vão abranger as áreas de Gestão da cadeia de suprimento; Transporte e distribuição; Intralogística; Tecnologia; Gestão de risco; E-commerce; e a chamada Logística 4.0, na qual estarão concentradas informações sobre Blockchain, Internet das coisas, Inteligência artificial e Big data.

Mais informações sobre a Conferência Nacional de Logística (CNL)
https://www.intermodal.com.br/pt/conferencia-intermodal


Inscrições: Bruna Felipe | Telefone: +55 (11) 4632-0244 |
bruna.c.felipe@informa.com

 

 

 

 

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

AT&M Tecnologia - Todos os direitos reservados 2018

Desenvolvido por Slidez Integração Digital