Publicado em: 26 de junho de 2018
Para estimular a reflexão sobre a infraestrutura de transporte no Brasil e fomentar projetos realmente significativos, a Fundação Dom Cabral (FDC) apresenta a Plataforma de Infraestrutura e Logística de Transportes (Pilt), uma iniciativa do Núcleo de Logística, Supply Chain e Infraestrutura da instituição. A plataforma trabalha com informações de diversos bancos de dados de órgãos como a Empresa de Planejamento e Logística (EPL), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Ministério dos Transportes para desenvolver estudos georreferenciados e simulações multivariadas.
Segundo Paulo Resende, diretor da Pilt e coordenador do Núcleo de Logística, Supply Chain e Infraestrutura, o objetivo dessa inciativa é contribuir com governos, entidades de classe e empresas privadas na identificação de projetos estruturados da rede multimodal de transportes, no contexto de um planejamento de longo prazo.
Diagnóstico da logística
Para introduzir a Plataforma de Infraestrutura e Logística de Transportes (Pilt), a FDC apresentou um diagnóstico a respeito da logística nacional considerando como horizonte o ano de 2035. De acordo com a análise, ainda que todos os projetos de infraestrutura em desenvolvimento sejam concluídos, como a Ferrogão, a Ferrovia de Integração Oeste-Leste e a Hidrovia do Madeira, por exemplo, o Brasil ainda continuará sendo um país altamente dependente do modal rodoviário.
Segundo os dados da plataforma, 52,7% das cargas que circulam no país são movimentadas em caminhões, 27,2% transitam pelas ferrovias, 16,9% passam pelo modal aquaviário e 3,2% pelo dutoviário. Em 2035, a matriz de transporte brasileira permaneceria praticamente inalterada, com 50,3% das cargas nas rodovias, 30,5% nas ferrovias, 16,1% nas hidrovias e 3,1% nas dutovias.
A Plataforma de Infraestrutura e Logística de Transportes (Pilt) foi desenvolvida com o apoio de recursos financeiros de instituições privadas como CCR, VLI, Arteris, EcoRodovias e Queiroz Galvão e tem como um dos principais preceitos a democratização das informações.
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