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Cross docking: como tornar processos mais eficientes?


Publicado em: 29 de abril de 2020

Estudo realizado pela Fundação Dom Cabral mostra que as companhias gastam no País, em média, 12,37% do seu faturamento bruto com custos logísticos, e isso impacta diretamente no custo final dos produtos. Nesse contexto, os setores do varejo e do e-commerce buscam recuperar melhores índices de desempenho. Segundo o IBGE, o volume de vendas do comércio varejista registrou aumento de 1,8% em 2019, na comparação com o ano anterior.

Os números são positivos, mas nota-se que os setores do e-commerce e varejo ainda têm espaço para crescer de forma significativa, já que a grande maioria dos consumidores ainda nem entrou no mercado de compra ou em sua compra digital.

Nesse cenário, indústrias, redes de varejo e lojas do e-commerce precisam reduzir custos para se tornarem mais competitivas e atenderem a um consumidor cada vez mais exigente em relação ao tempo e custo da entrega de seus pedidos, ou até mesmo a aqueles que nunca se sentiram aptos para isso, pois vivem em área de restrição de entregas.

Segundo pesquisa do Saddle Creeks, 69% das empresas de consumo utilizam o conceito do cross docking em suas operações logísticas. Quando ele é aplicado corretamente, a companhia consegue otimizar seus processos de transporte, tanto financeiramente como em velocidade e abrangência.

 

Necessidade de novas soluções para o cross docking

Assim que o pedido é realizado, é possível enviar uma solicitação de compras para o embarcador, que, por sua vez, envia as mercadorias. Assim que você recebe os produtos no hub de apoio urbano “cross docking”, não precisará realizar os processos de armazenagem, visto que os itens já foram vendidos para o cliente. O profissional de logística realiza a conferência dos itens na sua doca e, na sequência, já é realizado o transporte até os pontos de venda ou consumidor final. Assim, o conceito de cross docking vem se tornando cada vez mais importante, principalmente nas grandes cidades.

Para que o conceito do cross docking seja ainda mais eficiente, principalmente para o e-commerce (com 87 mil lojas virtuais em atividade em nosso país) e a distribuição no varejo, com o apoio das startups de logística (que estão impulsionando esses processos com novas soluções e facilitando o fluxo de mercadorias), já é possível diminuir ainda mais os custos com armazenagem e transporte.

Segundo a pesquisa Connected Life, da Kantar TNS, 56% dos consumidores não realizam compras pelo e-commerce; porém, 90% deles estão abertos a fazê-las em algum momento, e só não as fizeram ainda porque, muitas vezes, o custo do frete chega a ser maior do que o do próprio produto. Portanto, existe espaço de crescimento, mesmo com a grande concorrência. Uma alternativa é baixar o custo de entrega last-mile (transporte de produtos do centro de distribuição até o destino final) e ganhar velocidade nas entregas para atender o desejo dos consumidores.

 

Hubs Logísticos geram economia e rapidez na distribuição

Ao mesmo tempo, as cidades precisam de um modelo de negócio que beneficie a mobilidade, pois o crescimento do last-mile já está insustentável. Isso se dá pelo excesso de veículos nas ruas e avenidas, áreas de restrição de circulação de veículos, trânsito lento e o tempo de parada para a descarga das mercadorias, que às vezes causam transtornos. Ao mesmo tempo, imagine que uma rede de varejo ou marcas do e-commerce precisem reduzir o preço do frete e o prazo de entrega para determinadas regiões ou cidades, contando com postos avançados de distribuição.

Para ajudar as empresas na redução de gastos e dar mais rapidez a suas entregas com Hubs de apoio espalhados nas cidades, a UNLOG, startup logtech focada em reinventar a utilização das garagens e espaços ociosos, transformando-os em minicentros de distribuição, aposta que as soluções de hubs de apoio para a distribuição de mercadorias tendem a minimizar esse caos e a suprir necessidades da logística, além de ser uma escolha menos poluente na cadeia logística.

Batizado de Unpod, solução exclusiva da UNLOG, o equipamento tem o tamanho de uma vaga de garagem, e foi criado para atender às necessidades de empresas que buscam ganhar eficiência na distribuição de seus produtos, utilizando-o como um ponto de entregas avançado em centros urbanos. No caso do segmento B2B, as restrições à circulação de caminhões em grandes cidades e a estratégia omnichannel de setores da economia, como o varejo, são impulsionadores naturais ao Unpod, já que o equipamento também traz conforto para quem o utiliza, além de reduzir as chances de multas de trânsito e aumentar a segurança das operações de carga e descarga. Matéria desenvolvida com base nas informações da UNLOG (www.unlog.site).

 


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