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Pesquisa Ebit/Nielsen: E-commerce apresenta bom desempenho


Publicado em: 24 de junho de 2019

Será que as vendas no e-commerce foram boas nos últimos meses?

Segundo pesquisa Ebit|Nielsen, referência em informações sobre o comércio eletrônico brasileiro, as vendas diretas ao consumidor efetuadas online por sites de fabricantes de bens de consumo (D2C – direct to consumer, na sigla em inglês) atingiram R$ 2,5 bilhões em 2018, alta de 20% em relação a 2017. Com base nesse cenário, podemos esperar que o setor do e-commerce deve impulsionar a logística ainda mais nos próximos meses.

Por isso, se você é embarcador ou transportador com atuação no E-commerce é importante ficar atento a esses dados de vendas que consequentemente impulsionam a demanda por serviços de logística e distribuição.

Na comparação entre os períodos, o número de pedidos cresceu de 5,2 milhões para 7,5 milhões, resultando em uma alta de 43% – quase quatro vezes mais do que a média do mercado, que foi de 11%.

O tíquete médio retraiu 16,1% na comparação entre os períodos, de R$ 403 para R$ 338, o que mostra a entrada de novos fabricantes no e-commerce, principalmente de produtos de consumo imediato.

Os dados são do estudo “Como a indústria tem reduzido o caminho de vendas até o consumidor?

Varejos físicos no e-commerce

A pesquisa também mapeia, de forma exclusiva, a atual divisão do e-commerce por operação. Os varejos tradicionalmente físicos que entraram no e-commerce, os chamados “bricks and clicks” (tijolos e cliques, na tradução livre), respondem por mais da metade (51%) das vendas realizadas pela internet no Brasil.

Esses players faturaram R$ 27 bilhões em 2018, alta de 12% em relação ao mesmo período do ano passado.

Já as empresas que nasceram online, os “pure players”, representam 44,3% das vendas (R$ 23,6 bilhões; alta de 11%), enquanto os “Fabricantes.com” (D2C) já respondem por 4,8% do total faturado (R$ 2,5 bilhões, crescimento de 20%). “A participação dos fabricantes ainda é pequena, na comparação com o todo, mas tal número já traz um fato interessante.

Os números mostram ainda que os Fabricantes.com puxaram discretamente o crescimento do e-commerce em 2018. Este tipo de operação ganhou 0,4 ponto percentual de participação, na comparação com 2017, passando de 4,4% para 4,8%.

Eletrônicos e eletrodomésticos são os itens mais comprados por consumidores nos portais dos Fabricantes.com. As duas categorias somam 45% das vendas realizadas por meio deste tipo de operação. Perfumaria & cosméticos (16%), moda & acessórios (14%) e alimentos & bebidas (10%) completam o ranking das mais importantes em faturamento.

Dados Ebit|Nielsen – Consumidores

Mais dados Ebit|Nielsen – De acordo com pesquisa realizada com 1.707 consumidores, entre 9 e 12 de maio de 2019, mais de 50% pesquisam se o fabricante do produto desejado dispõe de um e-commerce.

Consumidores que buscam por smartphones (71%), eletrônicos (65%), eletrodomésticos (65%), moda/acessórios (63%), cosméticos/perfumaria (58%), automotivos (36%) e alimentos (28%) são os que apontam o Fabricante.com como opção de compra. Melhor preço (65%), promoções (59%) e confiança na origem fazem parte dos principais atributos destacados para a escolha de comprar direto do fabricante.

*O estudo Ebit|Nielsen por tipo de operação, classifica as vendas de acordo com o site final que o consumidor utilizou para realizar a compra. Vendas feitas através de marketplace são computados pelo tipo de operação do respectivo marketplace e não pelo site original.

 


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