AT&M Tecnologia
Home » Notícias » Transporte de medicamentos e as novas regras da Anvisa

Transporte de medicamentos e as novas regras da Anvisa


Publicado em: 17 de outubro de 2019

O novo Marco Regulatório da Saúde criado pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com base nas  RDCs 301 e 304/2019 traz mudanças significativas para o transporte de medicamentos no País.

Para esclarecer dúvidas e oferecer direcionamentos para o mercado de logística, o Comité de Logística Farmacêutica da Associação Brasileira de Logística (Abralog) organiza no próximo dia 1/11/2019, em São Paulo (SP), o Fórum Regulatório: Atualização e Impactos para a Logística Farmacêutica.

A nova legislação altera as áreas de armazenagem e transporte de medicamentos, onde ocorrerão mudanças operacionais significativas, com alto impacto econômico no segmento. O evento, de um dia, vai mostrar como implantar as novas exigências, com redução de custo nos investimentos que serão necessários, destaca Pedro Moreira, presidente da Abralog.

O encontro também vai abordar nas palestras como a “A Adesão do Brasil ao PICs”, sigla de Pharmaceutical Inspeciona Cooperation Scheme, ou Esquema de Cooperação de Inspeção Farmacêutica, o “Mapeamento Término de Rotas” e a “Expectativa da Indústria farmacêutica com as alterações proposta pela RDC 304/19, entre outras apresentações.

Para o Comitê de Logística Farmacêutica da Abralog, a publicação da Anvisa vai tornar possível maior controle na cadeia produtiva, de forma a garantir a qualidade dos medicamentos durante as etapas de distribuição, armazenamento e transporte. Além disso, harmoniza os requerimentos sanitários estabelecidos pela Anvisa com aqueles definidos em guias e normas internacionais.

Alerta do Sindusfarma – transporte de medicamentos

O diretor de assuntos técnicos e inovação do SindusfarmaSindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo ), Jair Calixto, destacará os novos conceitos para validação de limpeza e toxicológica, novas demandas para automatizar os processos de embalagens, critérios de controle tecnológicos, panorama geral sobre a análise de risco que envolve a RDC 301 e como fazer uma validação e checagem de todos esses novos processos.

Mudanças no transporte 

Mudanças significativas ao transporte de medicamentos,  principalmente para empresas que possuem sua faixa de registro entre 15 e 30°C serão os destaques da palestra de Liana Montemor, Gerente de Desenvolvimento Estratégico em Cold Chain do Grupo Polar.

“Desta forma, irei abordar os requisitos mais importantes da legislação e como podemos aplicar à logística de Temperatura Controlada com monitoramento das cargas, incluindo ações e soluções disponíveis no mercado e como reduzir custos com as escolhas corretas com base no conhecimento de suas rotas”, destaca Liana Montemor

Inscrições 

Com especialistas de importantes empresas e instituições do setor farmacêutico, o objetivo do encontro é apresentar conteúdo voltado para os profissionais técnicos da área e também aos gestores que atuam em armazenagem, distribuição e transporte. CLIQUE AQUI PARA FAZER A INSCRIÇÃO.  

 

 

Programação Fórum Regulatório

 

8:30 – 9:00 h – Credenciamento

9:00 – 9:15h – Abertura Oficial

9:15 – 10:00h – Impactos e benefícios da adesão do Brasil ao PICs – Jair Calixto, Sindusfarma

10:00 – 10:30h – Coffee break

10:30 – 11:20h – RD 304 e IN 47 da RDC 301: O que muda na logística de medicamentos com as novas diretrizes – Katia Silvam, Coordenadora de Qualidade da Andreani Logistica.

11:20 – 12:20h – RDC 304/19 – Impactos e Soluções para o transporte de Medicamentos – Liana Montemor, Gerente de Desenvolvimento Estratégico em Cold Chain do Grupo Polar

12:20 – 13:30h – Almoço (Brunch)

13:30 – 14:20h – Mapeamento Térmico de Rotas: O caso da rede de distribuição Postal – Flavio Higino, Correios

14:20 – 15:00h – Painel: Expectativa da Indústria farmacêutica com as alterações proposta pela RDC 304/19

Carlos Roque – Coordenador de Logística, Boehringer Ingelheim do Brasil;

Andre Jochen – Diretor da Abrasp (Associacão Brasileira de  Produtores de Solucões Parenterais) e Diretor de Assuntos Regulatórios e Qualidade, Fresenius Kabi.

Moderador: Clayton Mangini

15:00 – 15:30h – Coffee break

15:30 – 16:20h – Custos de Transporte – Davilson Almeida, NTC

16:20 – 17:00h – Logística Reversa em conformidade com a RDC 304/19 – Renata Curatolo,  Emba EPS

 

Serviço

Dia: 1 de novembro de 2019

Horário: 8h30 às 17h00

Local: Anfiteatro GS1, São Paulo

Endereço: Rua Henrique Monteiro, 79 1º andar Pinheiros São Paulo – SP

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

AT&M Tecnologia - Todos os direitos reservados 2018

Desenvolvido por Slidez Integração Digital